quarta-feira, 13 de maio de 2015

Atividades para o 9º ano

Leia o poema de Irandé Antunes e responda as questões propostas:

Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz.

Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite...

1-      O poema apresenta problemas de escrita ou de pontuação? Está na linguagem coloquial ou na norma-padrão?
2-      Se o poema for lido isoladamente pode ser considerado coerente? Por quê?
3-      Indique a correlação lógica entre verbos e complementos:
( a ) subi                                 (  ) minhas orações
( b ) fechei                              (  ) a luz                                 
( c ) tirei                                 (  ) na cama
( d ) recitei                             (  ) a escada
( e ) desliguei                         (  ) a porta
( f ) deitei-me                         (  ) meus sapatos

4-      Nas duas últimas linhas do texto, é revelado um fato que modifica o sentido das três linhas iniciais.
a)      Que fato é esse?
b)      Esse fato afeta a coerência do texto como um todo? Justifique.
c)      O que a construção dos três primeiros versos revela sobre o eu-lírico?

5-      Como se classificam as conjunções “e” e “porque” que aparecem no poema?

6-      O eu-lírico é feminino ou masculino? Justifique com fragmento do texto.


7-      Reescreva o poema de forma que ele fique coerente do ponto de vista gramatical e passe os verbos que estão no pretérito perfeito para o presente do indicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário