quinta-feira, 7 de maio de 2015

Atividades_Orações Subordinadas Adverbiais

1- Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo:
proporcionais, temporais, conformativas, causais, condicionais, concessiva, finais

a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.

b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.

c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.

d) Ainda que eu sofra, não voltarei.

e) Caso você saia, feche a porta. 

f) Estudei o assunto para que pudesse ir bem na prova.

g) À medida que ia lendo o livro ,entendia o assunto..

h)  Quanto mais ele mente, mais se atrapalha.

i) À proporção que estuda, mais aprende.
       

2- A conjunção como pode expressar ideia de causaconformidade ou comparação. Que ideia ela expressa em cada uma das orações abaixo?

a) Prepare esses sanduíches como expliquei.
b) Esse garoto joga tão bem como os profissionais.
c) Como havia pouca gente, a reunião foi adiada.
d) Como eu previa, nosso plano funcionou direitinho.
e) Hoje está fazendo tanto calor como ontem.
f) Nada saiu como esperávamos.

3- COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS INDICADAS NOS PARÊNTESES:

a)      Seria mais poeta......... fosse menos político.(condicional)
b)      Tudo foi planejado ...................... não houvesse falhas.(finalidade)
c)      Dona Luísa fora para lá ................ estava só.(causal)
d)..............................o tempo passa ,mais saudades eu sinto.(proporcional)
e) Falou tanto na reunião.........ficou rouco.(causal)
f)..................fosse convidado ,não iria  à reunião.(concessiva)
g)     ................................... o que eu havia dito, não viajarei.(conformidade)
h)  Fiz-lhe sinal .............. se calasse.(finalidade)
i)A emoção foi .................grande ..............desmaiou.(consecutiva)

4- (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou ,embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação.  
b) concessão.     
c) comparação.       
d) modo.        
e) consequência.


5- No quadrinho do cartunista Quino, encontramos a conjunção mas, que pode ser classificada como:
 "a preguiça é mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe e é preciso respeitá-la e pronto!"

a) Conjunção consecutiva.
b) Conjunção aditiva.
c) Conjunção adversativa.
d) Conjunção alternativa.
e) Conjunção conclusiva.

6. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções indicadas nos parênteses:

a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram. (Aditiva)
b) Não durma sem cobertor. A noite está fria. (Explicativa)
c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los. (Adversativa)

7. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:

a) causa
b) explicação
c) conclusão
d) proporção
e) comparação


8. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário