segunda-feira, 27 de março de 2017

Atividades Complementares_2ª Série

ITEM 1
Leia o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.
Até quando?
                (Gabriel, o Pensador)
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja
sempre o mesmo).Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (Fragmento).

1. As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto
(A) tom de diálogo, pela recorrência de gírias.
(B) espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.
(C) originalidade, pela concisão da linguagem.
(D) caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.
(E) cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.

(ENEM 2013) Disponível em: <http://exercicios.mundoeduc
acao.bol.uol.com.br/exerciciosgramatica/exercicios-sobre-variacoeslinguisticas.htm#resposta1025/>. Acesso em: 29 nov. 2016.
A linguagem coloquial adotada por Gabriel, O Pensador, confere à letra da música grande espontaneidade, marca do discurso utilizado no gênero textual Rap.
2. A quem o eu lírico se dirige em trechos como “ Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer”?

3. Os enunciados linguísticos em evidência foram estruturados em linguagem coloquial, sem a preocupação de seguir as regras da norma culta padrão. Reescreva-os de forma a atender às regras dessa norma.

a. Os livros estão sobre a mesa. Por favor, devolve eles na biblioteca.
b. Falar no celular é uma falha grave.
c. Me diga se você gostou da surpresa, pois levei muito tempo para preparar ela.

ITEM 2
1. São características do gênero narrativo:
(A) há sempre um “eu” que se expressa, elemento que é responsável pelo subjetivismo atribuído a esse tipo de composição.
(B) marcado pela afetividade e pela emotividade do clima lírico, sempre relacionado com o íntimo e a introspecção.
(C) apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo.
(D) faz referência à narrativa feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo.
(E) o narrador fala do passado, o que justifica os verbos sempre empregados no tempo pretérito.


Leia o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.
[...]
Seixas aproximou-se do toucador, levado por indefinível impulso; e entrou a contemplar minuciosamente os objetos colocados em cima da mesa de mármore; lavores de marfim, vasos e grupos de porcelana fosca, taças de cristal lapidado, joias do mais apurado gosto. À proporção que se absorvia nesse exame, ia como ressurgindo à sua existência anterior, a que vivera até o momento do cataclismo que o submergira. Sentia-se renascer para esse fino e delicado materialismo, que tinha para seu espírito aristocrático tão poderosa sedução e tão meiga voluptuosidade.
Todos esses mimos da arte pareciam-lhe estranhos e despertavam nele ignotas emoções; tal era o abismo que o separava do recente passado. Era com uma sofreguidão pueril que os examinava um por um, não sabendo em qual se fixar. Fazia cintilar os brilhantes aos raios de luz; e aspirava a fragrância que se exalava dos frascos de perfume com um inefável prazer.
Nessa fútil ocupação demorou-se tempo esquecido. Porventura sua memória atraída pelas reminiscências que suscitavam objetos idênticos a esses, remontava o curso de sua existência, e descendo-o, depois o trazia àquela noite fatal em que se achava e à pungente realidade desse momento. Recuou com um gesto de repulsão”.
[...]
2. Que tipo de narrador pode ser identificado pela leitura deste trecho do romance Senhora?
3. Quais elementos da narrativa podem ser evidenciados nesse trecho?


ITEM 3
Texto 1
Crianças e Adolescentes na Internet: a responsabilidade dos pais ou responsáveis
Quando a Internet é utilizada para obter-se informação com vista à pesquisa, estudos, conversas entre amigos, notadamente, concluir-se-ia que ela é um bem. Mas, ainda assim, teríamos que especular sobre a fonte de informação e com quem se relacionam esses jovens. Seria essa fonte segura? Seria essa fonte capaz de prover informações confiáveis para contribuir com o processo educacional? Seriam esses relacionamentos estabelecidos com pessoas confiáveis? Logicamente, essas preocupações demonstram a necessidade de julgamento não somente segundo juízos de valor, mas também segundo critérios objetivos que poderiam avaliá-las sob o ponto de vista científico dentro da área de interesse em questão, ou quando não, quem são as pessoas com as quais se relacionam os jovens ao navegar na rede. Disso decorre outra pergunta. Teriam as crianças e adolescentes discernimento para julgá-las? Provavelmente, não. É sabido que nesta idade esses jovens ainda são carentes de educação para a vida, ou seja, dependem de orientação para guiarem-se no enfrentamento das próprias realidades ainda conflituosas em relação ao mundo que as rodeiam. Sem acompanhamento de adultos – pais ou responsáveis, educadores, etc – a Internet pode ser um mal.
Disponível em: <http://www.meuartigo.brasilescola.com/educ
acao/criancas-adolescentes-na-internet-responsabilidade.htm>.
Acesso em: 02 dez. 2016 (fragmento).
Texto 2
Adolescentes dispensam pais e recorrem à internet
Os adolescentes britânicos preferem tirar suas dúvidas na internet a perguntar ou pedir ajuda a alguma pessoa, como seus próprios pais e amigos, segundo uma pesquisa publicada na semana passada. Nove em cada 10 dos 1 mil entrevistados com menos de 25 anos disseram à pesquisa, encomendada pela Get Connected, que usaram a internet para procurar ajuda para resolver problemas pessoais. Somente um terço deles afirmou que recorriam à mãe para discutir um problema, enquanto somente um em cada 20 falaria com o pai. Metade dos entrevistados disse que provavelmente falaria com um amigo. O estudo realizado pela Maximiles Surveys mostrou, ainda, que mais da metade dos jovens que preferem usar a internet para solucionar um problema disseram que a informação encontrada os deixaram mais preocupados do que estavam antes. “À medida que a sociedade confia cada vez mais na internet como primeiro ponto de referência para muita informação procurada, é crucial que conscientizemos os jovens sobre onde exatamente eles podem procurar informação e ajuda”, afirmou Andrew McKnigh, presidente da Get Connected.
A Tribuna, Caderno de Informática, 22 mar. 2010, p. 22.
1. Sobre o que esses dois textos falam?

2. Os textos foram publicados em veículos de comunicação distintos. Em relação à estrutura e à finalidade, os dois textos se assemelham?

3. Como os autores dos dois abordam o tema?


ITEM 4
Leia os textos e, a seguir, responda as atividades propostas.
Tragédia no futebol
Texto 1
Sonhos. Esse era o combustível que alimentava os jovens de carreiras promissoras da Chapecoense, time que conquistou espaço entre os grandes clubes de futebol. Infelizmente, por um infortúnio da vida, toda a alegria se converteu em um triste pesadelo. Que os familiares sejam consolados, os sobreviventes alegrem-se em viver, e os que deixaram esta vida sejam lembrados como heróis.
Dione Batista Pereira (Valinhos, SP)
Texto 2
Os brasileiros penhoradamente agradecem ao povo e às autoridades colombianas pelas expressivas, nobres e cativantes manifestações de carinho e solidariedade diante do acidente que vitimou jogadores da Chapecoense e jornalistas. A tragédia, que abalou o mundo inteiro, uniu nações em um só coração, tomadas pelo sentimento da fraternidade universal, com amor, orações e fé.
Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/
2016/12/1837315-enquanto-milhoes-choravam-camara-tentav
a-fugir-da-justica-diz-leitor.shtml/>. Acesso: 02 dez. 2016.

1. Os dois textos foram publicados no site do jornal Folha de São Paulo. Em relação à estrutura e à finalidade, os dois textos se assemelham? Justifique sua resposta.

2. Os dois textos se assemelham quanto ao tema, uma vez que ambos falam sobre a morte de jogadores do time da Chapecoense devido à queda do avião que os levava a Medellín. Em relação à forma como os autores tratam o tema, os dois se assemelham ou se complementam? Justifique sua resposta.

3. Em relação à linguagem empregada pelos autores dos textos, pode-se afirmar que os textos se diferem?

ITEM 5
Leia o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.
O primeiro beijo
Os dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor. Amor com o que vem junto: ciúme.
– Está bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, só a verdade: você nunca beijou uma mulher antes de me beijar? Ele foi simples:
– Sim, já beijei antes uma mulher.
– Quem era ela? – perguntou com dor.
Ele tentou contar toscamente, não sabia como dizer.
O ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir - era tão bom. A concentração no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros.
Disponível em:<http://acervo.novaescola.org.br/fdamental-2
/primeiro-beijo-634373.shtml/>. Acesso: 12 dez. 2016.
1. A palavra “tosco(a)” significa rude, grosseiro, rústico. Em “Ele tentou contar toscamente, não sabia como dizer.”, o que sugere, de fato, a palavra “toscamente”?

2. No trecho “(...) deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. ”, qual (ais) figura (s) de linguagem (s) pode (m) ser evidenciada (s)?

3. Ao dizer que a brisa entrava pelos cabelos do personagem com dedos sem peso como os de uma mãe, qual o efeito de sentido pretendido pelo narrador com essa comparação?

ITEM 6
Leia o texto e, a seguir, responda a atividade proposta.
"Todas as variedades linguísticas são estruturadas e correspondem a sistemas e subsistemas adequados às necessidades de seus usuários. Mas o fato de estar a língua fortemente ligada à estrutura social e aos sistemas de valores da sociedade conduz a uma avaliação distinta das características das suas diversas modalidades regionais, sociais e estilísticas. A língua padrão, por exemplo, embora seja uma entre as muitas variedades de um idioma, é sempre a mais prestigiosa, porque atua como modelo, como norma, como ideal linguístico de uma comunidade. Do valor normativo decorre a sua função coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação."
Celso Cunha. Nova gramática do português contemporâneo (adaptado).
1. A partir da leitura do texto, pode-se concluir que

(A) no conjunto de variedades linguísticas, uma sempre alcança maior valor social e passa a ser considerada exemplar.
(B) o sistema não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do léxico.
(C) a modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas produzidas pelos falantes.
(D) a língua padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um sistema linguístico.
(E) a língua padrão é a única correta, portanto, as demais variedades linguísticas não devem ser utilizadas pelos usuários da língua portuguesa.

Leia o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.
Se eu morresse amanhã!
Álvares de Azevedo
Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
Que sol! que céu azul! que doce n'alva
Acorda a natureza mais loucã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!
AZEVEDO, Álvares de. In: SANTOS, Rubens Pereira. Poetas românticos brasileiros. São Paulo: Scipione, 1993. p. 29
Glossário:
n’alva: no primeiro alvor da manhã, alvorecer.
louçã: graciosa, elegante.
afã: cansaço, fadiga.

2. O que se pode inferir do eu poético a partir da leitura das duas primeiras estrofes do poema?

3. O eu poético faz uma revelação na última estrofe. Que revelação é essa e como ele se sente em relação a ela?

ITENS 7, 8 e 9
Atividades relacionadas ao item 7


Leia os textos e, a seguir, responda as atividades propostas.
Um tiro na barriga revelou como funciona a digestão humana

Um paciente recebeu um tiro de mosquete e o disparo abriu um buraco na barriga que nunca mais cicatrizou
Por Da Redação

No dia 6 de junho de 1822, o cirurgião do Exército americano William Beaumont (1785-1853) foi chamado ao Forte Mackinac, em Michigan, nos Estados Unidos, para atender o caçador Alexis Martin. O paciente havia recebido um tiro de mosquete e o disparo tinha aberto um buraco na barriga que nunca mais cicatrizou.
Foi a sorte do médico: pela primeira vez alguém pôde ver o estômago humano trabalhando. Uma fina película se formou sobre o órgão, impedindo a água e o alimento de saírem. Deslocando-a, Beaumont podia introduzir pedaços de carne e de vegetais pelo orifício e observar a decomposição.
O ferimento foi acompanhado durante trinta anos, apesar de médico e doente não se estimarem muito. Mesmo difícil, essa relação mudou o conhecimento da fisiologia humana. Beaumont descobriu a importância do suco gástrico no processo digestivo e provou que ele só é produzido quando se começa a mastigar. Decifrou o caráter químico da digestão.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/historia/a-janela-do-estomago/>. Acesso: 07 dez. 2016.
1. No trecho “Deslocando-a, Beaumont podia introduzir pedaços de carne e de vegetais pelo orifício e observar a decomposição. ”, o pronome “a” em deslocando-a se refere a quê?

2. No trecho “(...)a importância do suco gástrico no processo digestivo e provou que ele só é produzido quando se começa a mastigar. ” (último parágrafo), o pronome “ele” se refere a quê ou a quem?


Leia os textos e, a seguir, responda as atividades propostas.

Cientistas descobrem um misterioso quarto estado da água
Nem sólido, nem líquido, nem gasoso: neste estado, a água é capaz de estar em dois lugares ao mesmo tempo, sem respeitar as leis da física.
Por Ana Carolina Leonardi

A água não precisa estar em estado sólido, líquido ou gasoso, como aprendemos na escola. Basta ela se sentir pressionada o suficiente que surge uma quarta fase, que a física clássica não é capaz de explicar.
A descoberta bizarra foi feita por pesquisadores do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, quando observaram moléculas de água aprisionadas em um mineral chamado berilo, que compõe as esmeraldas.
Dentro do berilo, se espalham canais minúsculos que formam pequenas “jaulas” – as dimensões delas são tão diminutas que são medidas em átomos. Cada jaula tem 5 átomos de tamanho e só é capaz de armazenar uma única molécula de água. Essa H2O é mantida em condições de extrema pressão, um baita aperto.
É nessas condições que os pesquisadores descobriram um fenômeno que não sabem explicar. A molécula de água não tinha propriedades de sólido, nem de gás, nem de líquido. Na verdade, seu comportamento não faz sentido de acordo com a física clássica.
O que os cientistas encontraram foi o efeito túnel – um fenômeno que só é observado em nível quântico, com partículas muito menores que uma molécula de água.
[...]
Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/cientistas-descobrem-misterioso-quarto-estado-da-agua/>. Acesso: 08 dez. 2016.

3. Em “Basta ela se sentir pressionada o suficiente que surge uma quarta fase (...)”, o pronome “ela” está se referindo a qual palavra que a antecede?

Atividades relacionadas ao item 8
Leia o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.

Luar de Verão
O que vês, trovador? Eu vejo a lua
Que sem lavor a face ali passeia;
No azul do firmamento inda é mais pálida
Que em cinzas do fogão uma candeia.
O que vês, trovador? No esguio tronco
Vejo erguer-se o chinó de uma nogueira.
Além se entorna a luz sobre um rochedo
Tão liso como um pau-de-cabeleira.
Nas praias lisas a maré enchente
S'espraia cintilante d'ardentia
Em vez de aromas as doiradas ondas
Respiram efluviosa maresia!
O que vês, trovador? - No céu formoso
Ao sopro dos favônios feiticeiros
Eu vejo e tremo de paixão ao vê-las
As nuvens a dormir, como carneiros.
E vejo além, na sombra do horizonte,
Como viúva moça envolta em luto,
Brilhando em nuvem negra estrela viva
Como na treva a ponta de um charuto.
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso, e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.
AZEVEDO, Álvares de. Luar de verão. In: Lira dos vinte anos
1.    No 15º verso do poema, a que o eu poético se refere?
2. No verso Torno-me vaporoso, e só de ver-te” (última estrofe), o eu poético se refere à/ao
(A) lua.
(B) viúva.
(C) nuvem.
(D) sombra.
(E) trovador.
3. Reescreva a seguinte frase de modo que se elimine a repetição dos termos sublinhados, substituindo-os por outros de sentido equivalente.
Jorge queria vir hoje. Disse ao Jorge que você estaria ocupado hoje. O Jorge não gostou muito e falou rispidamente para eu marcar uma data. Devo dizer ao Jorge para vir amanhã?

Atividades relacionadas ao item 9

1. Na oração “Comprei para Paulo os produtos que ele havia me pedido. Diga a ele, por favor, que levarei os produtos amanhã.”, o trecho “Diga a ele, por favor, que levarei os produtos amanhã.” poderia ser reescrito, sem que houvesse prejuízo semântico e em conformidade com as regras da norma culta padrão da seguinte forma:

a) Diga-lhe, por favor, que levarei-lhes amanhã.
b) Diga-lhe, por favor, que os levarei amanhã.
c) Diga-o, por favor, que levar-lhe-eis amanhã.

2. Reescreva a seguinte frase de forma que o pronome demonstrativo “dela” seja substituído por outra palavra. Você poderá reestruturar a frase para as adequações necessárias:
“Dentro do berilo, se espalham canais minúsculos que formam pequenas ‘jaulas’ – as dimensões delas são tão diminutas que são medidas em átomos. ”
3.        Em “Na verdade, seu comportamento não faz sentido de acordo com a física clássica. ”, a expressão em destaque se refere a quê?

ITEM 10

Releia o texto “Cientistas descobrem um misterioso quarto estado da água” e responda as atividades propostas.
1. No trecho” A água não precisa estar em estado sólido, líquido ou gasoso”, o termo “ou” estabelece que tipo de relação?

2. No trecho “Cada jaula tem 5 átomos de tamanho e só é capaz de armazenar uma única molécula de água. ”, o termo “e” estabelece uma relação de

(A) adição.
(B) ressalva
(C) condição.
(D) oposição.
(E) alternância.

3. Reescreva as sentenças a seguir substituindo os conectivos sublinhados por outro de mesmo valor semântico. Caso seja necessário, faça as alterações necessárias.
a) Deve chover forte hoje, de acordo com os jornais. Portanto, tenha cuidado ao voltar para casa.
b) Apesar de ter feito tudo o que sabia, não consegui fazer o computador funcionar.
c) Vou deixar você ir dirigindo, mas dirija com bastante atenção.



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