ITEM
1
Leia
o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.
Até
quando?
(Gabriel, o Pensador)
Não
adianta olhar pro céu
Com
muita fé e pouca luta
Levanta
aí que você tem muito protesto pra fazer
E
muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não
adianta olhar pro chão
Virar
a cara pra não ver
Se
liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu
não quer dizer que você tenha que sofrer!
GABRIEL,
O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja
sempre
o mesmo).Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (Fragmento).
1.
As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto
(A) tom de diálogo, pela
recorrência de gírias.
(B) espontaneidade, pelo uso da
linguagem coloquial.
(C) originalidade, pela concisão
da linguagem.
(D) caráter atual, pelo uso de
linguagem própria da internet.
(E)
cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.
(ENEM
2013) Disponível em: <http://exercicios.mundoeduc
acao.bol.uol.com.br/exerciciosgramatica/exercicios-sobre-variacoeslinguisticas.htm#resposta1025/>.
Acesso em: 29 nov. 2016.
A
linguagem coloquial adotada por Gabriel, O Pensador, confere à letra da música
grande espontaneidade, marca do discurso utilizado no gênero textual Rap.
2.
A quem o eu lírico se dirige em trechos como “ Levanta aí que você tem muito
protesto pra fazer”?
3.
Os enunciados linguísticos em evidência foram estruturados em linguagem
coloquial, sem a preocupação de seguir as regras da norma culta padrão.
Reescreva-os de forma a atender às regras dessa norma.
a.
Os livros estão sobre a mesa. Por favor, devolve eles na biblioteca.
b.
Falar no celular é uma falha grave.
c. Me diga se
você gostou da surpresa, pois levei muito tempo para preparar ela.
ITEM 2
1.
São características do gênero narrativo:
(A) há sempre um “eu” que se
expressa, elemento que é responsável pelo subjetivismo atribuído a esse tipo de
composição.
(B) marcado pela afetividade e
pela emotividade do clima lírico, sempre relacionado com o íntimo e a
introspecção.
(C) apresenta um enredo, no qual
existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o
clímax e o epílogo.
(D) faz referência à narrativa
feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos
sobre a história de um povo.
(E)
o narrador fala do passado, o que justifica os verbos sempre empregados no
tempo pretérito.
Leia
o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.
[...]
Seixas
aproximou-se do toucador, levado por indefinível impulso; e entrou a contemplar
minuciosamente os objetos colocados em cima da mesa de mármore; lavores de
marfim, vasos e grupos de porcelana fosca, taças de cristal lapidado, joias do
mais apurado gosto. À proporção que se absorvia nesse exame, ia como
ressurgindo à sua existência anterior, a que vivera até o momento do cataclismo
que o submergira. Sentia-se renascer para esse fino e delicado materialismo,
que tinha para seu espírito aristocrático tão poderosa sedução e tão meiga
voluptuosidade.
Todos
esses mimos da arte pareciam-lhe estranhos e despertavam nele ignotas emoções;
tal era o abismo que o separava do recente passado. Era com uma sofreguidão
pueril que os examinava um por um, não sabendo em qual se fixar. Fazia cintilar
os brilhantes aos raios de luz; e aspirava a fragrância que se exalava dos
frascos de perfume com um inefável prazer.
Nessa
fútil ocupação demorou-se tempo esquecido. Porventura sua memória atraída pelas
reminiscências que suscitavam objetos idênticos a esses, remontava o curso de
sua existência, e descendo-o, depois o trazia àquela noite fatal em que se
achava e à pungente realidade desse momento. Recuou com um gesto de repulsão”.
[...]
2.
Que tipo de narrador pode ser identificado pela leitura deste trecho do romance
Senhora?
3. Quais
elementos da narrativa podem ser evidenciados nesse trecho?
ITEM 3
Texto
1
Crianças
e Adolescentes na Internet: a responsabilidade dos pais ou responsáveis
Quando
a Internet é utilizada para obter-se informação com vista à pesquisa, estudos,
conversas entre amigos, notadamente, concluir-se-ia que ela é um bem. Mas,
ainda assim, teríamos que especular sobre a fonte de informação e com quem se
relacionam esses jovens. Seria essa fonte segura? Seria essa fonte capaz de
prover informações confiáveis para contribuir com o processo educacional?
Seriam esses relacionamentos estabelecidos com pessoas confiáveis? Logicamente,
essas preocupações demonstram a necessidade de julgamento não somente segundo
juízos de valor, mas também segundo critérios objetivos que poderiam avaliá-las
sob o ponto de vista científico dentro da área de interesse em questão, ou
quando não, quem são as pessoas com as quais se relacionam os jovens ao navegar
na rede. Disso decorre outra pergunta. Teriam as crianças e adolescentes
discernimento para julgá-las? Provavelmente, não. É sabido que nesta idade
esses jovens ainda são carentes de educação para a vida, ou seja, dependem de
orientação para guiarem-se no enfrentamento das próprias realidades ainda
conflituosas em relação ao mundo que as rodeiam. Sem acompanhamento de adultos
– pais ou responsáveis, educadores, etc – a Internet pode ser um mal.
Disponível
em: <http://www.meuartigo.brasilescola.com/educ
acao/criancas-adolescentes-na-internet-responsabilidade.htm>.
Acesso
em: 02 dez. 2016 (fragmento).
Texto
2
Adolescentes
dispensam pais e recorrem à internet
Os
adolescentes britânicos preferem tirar suas dúvidas na internet a perguntar ou
pedir ajuda a alguma pessoa, como seus próprios pais e amigos, segundo uma
pesquisa publicada na semana passada. Nove em cada 10 dos 1 mil entrevistados
com menos de 25 anos disseram à pesquisa, encomendada pela Get Connected,
que usaram a internet para procurar ajuda para resolver problemas pessoais.
Somente um terço deles afirmou que recorriam à mãe para discutir um problema,
enquanto somente um em cada 20 falaria com o pai. Metade dos entrevistados
disse que provavelmente falaria com um amigo. O estudo realizado pela Maximiles
Surveys mostrou, ainda, que mais da metade dos jovens que preferem usar a
internet para solucionar um problema disseram que a informação encontrada os
deixaram mais preocupados do que estavam antes. “À medida que a sociedade
confia cada vez mais na internet como primeiro ponto de referência para muita
informação procurada, é crucial que conscientizemos os jovens sobre onde
exatamente eles podem procurar informação e ajuda”, afirmou Andrew McKnigh,
presidente da Get Connected.
A
Tribuna, Caderno
de Informática, 22 mar. 2010, p. 22.
1.
Sobre o que esses dois textos falam?
2.
Os textos foram publicados em veículos de comunicação distintos. Em relação à
estrutura e à finalidade, os dois textos se assemelham?
3. Como os
autores dos dois abordam o tema?
ITEM 4
Leia
os textos e, a seguir, responda as atividades propostas.
Tragédia
no futebol
Texto
1
Sonhos.
Esse era o combustível que alimentava os jovens de carreiras promissoras da
Chapecoense, time que conquistou espaço entre os grandes clubes de futebol.
Infelizmente, por um infortúnio da vida, toda a alegria se converteu em um
triste pesadelo. Que os familiares sejam consolados, os sobreviventes
alegrem-se em viver, e os que deixaram esta vida sejam lembrados como heróis.
Dione
Batista Pereira (Valinhos, SP)
Texto
2
Os
brasileiros penhoradamente agradecem ao povo e às autoridades colombianas pelas
expressivas, nobres e cativantes manifestações de carinho e solidariedade
diante do acidente que vitimou jogadores da Chapecoense e jornalistas. A
tragédia, que abalou o mundo inteiro, uniu nações em um só coração, tomadas
pelo sentimento da fraternidade universal, com amor, orações e fé.
Vicente
Limongi Netto (Brasília, DF)
Disponível
em: <http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/
2016/12/1837315-enquanto-milhoes-choravam-camara-tentav
a-fugir-da-justica-diz-leitor.shtml/>.
Acesso: 02 dez. 2016.
1.
Os dois textos foram publicados no site do jornal Folha de São Paulo. Em
relação à estrutura e à finalidade, os dois textos se assemelham? Justifique
sua resposta.
2.
Os dois textos se assemelham quanto ao tema, uma vez que ambos falam sobre a
morte de jogadores do time da Chapecoense devido à queda do avião que os levava
a Medellín. Em relação à forma como os autores tratam o tema, os dois se
assemelham ou se complementam? Justifique sua resposta.
3.
Em relação à linguagem empregada pelos autores dos textos, pode-se afirmar que
os textos se diferem?
ITEM 5
Leia
o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.
O
primeiro beijo
Os
dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos
andavam tontos, era o amor. Amor com o que vem junto: ciúme.
–
Está bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me
diga a verdade, só a verdade: você nunca beijou uma mulher antes de me beijar?
Ele foi simples:
–
Sim, já beijei antes uma mulher.
– Quem era ela?
– perguntou com dor.
Ele
tentou contar toscamente, não sabia como dizer.
O
ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da
garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe
pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às
vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir - era tão bom. A concentração
no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros.
Disponível
em:<http://acervo.novaescola.org.br/fdamental-2
/primeiro-beijo-634373.shtml/>.
Acesso: 12 dez. 2016.
1.
A palavra “tosco(a)” significa rude, grosseiro, rústico. Em “Ele tentou contar
toscamente, não sabia como dizer.”, o que sugere, de fato, a palavra
“toscamente”?
2.
No trecho “(...) deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos
cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. ”, qual (ais)
figura (s) de linguagem (s) pode (m) ser evidenciada (s)?
3.
Ao dizer que a brisa entrava pelos cabelos do personagem com dedos sem peso
como os de uma mãe, qual o efeito de sentido pretendido pelo narrador com essa
comparação?
ITEM 6
Leia
o texto e, a seguir, responda a atividade proposta.
"Todas
as variedades linguísticas são estruturadas e correspondem a sistemas e
subsistemas adequados às necessidades de seus usuários. Mas o fato de estar a
língua fortemente ligada à estrutura social e aos sistemas de valores da
sociedade conduz a uma avaliação distinta das características das suas diversas
modalidades regionais, sociais e estilísticas. A língua padrão, por exemplo,
embora seja uma entre as muitas variedades de um idioma, é sempre a mais
prestigiosa, porque atua como modelo, como norma, como ideal linguístico de uma
comunidade. Do valor normativo decorre a sua função coercitiva sobre as outras
variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação."
Celso
Cunha. Nova gramática do português contemporâneo (adaptado).
1.
A partir da leitura do texto, pode-se concluir que
(A) no conjunto de variedades
linguísticas, uma sempre alcança maior valor social e passa a ser considerada
exemplar.
(B) o sistema não admite nenhum
tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do léxico.
(C) a modalidade oral alcança
maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas
produzidas pelos falantes.
(D) a língua padrão deve ser
preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a
um sistema linguístico.
(E)
a língua padrão é a única correta, portanto, as demais variedades linguísticas
não devem ser utilizadas pelos usuários da língua portuguesa.
Leia
o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.
Se
eu morresse amanhã!
Álvares
de Azevedo
Se
eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar
meus olhos minha triste irmã;
Minha
mãe de saudades morreria
Se
eu morresse amanhã!
Quanta
glória pressinto em meu futuro!
Que
aurora de porvir e que manhã!
Eu
perdera chorando essas coroas
Se
eu morresse amanhã!
Que
sol! que céu azul! que doce n'alva
Acorda
a natureza mais loucã!
Não
me batera tanto amor no peito
Se
eu morresse amanhã!
Mas
essa dor da vida que devora
A
ânsia de glória, o dolorido afã...
A
dor no peito emudecera ao menos
Se
eu morresse amanhã!
AZEVEDO,
Álvares de. In: SANTOS, Rubens Pereira. Poetas românticos brasileiros. São
Paulo: Scipione, 1993. p. 29
Glossário:
n’alva: no
primeiro alvor da manhã, alvorecer.
louçã:
graciosa, elegante.
afã:
cansaço, fadiga.
2.
O que se pode inferir do eu poético a partir da leitura das duas primeiras
estrofes do poema?
3.
O eu poético faz uma revelação na última estrofe. Que revelação é essa e como
ele se sente em relação a ela?
ITENS 7, 8 e 9
Atividades
relacionadas ao item 7
Leia
os textos e, a seguir, responda as atividades propostas.
Um
tiro na barriga revelou como funciona a digestão humana
Um
paciente recebeu um tiro de mosquete e o disparo abriu um buraco na barriga que
nunca mais cicatrizou
Por Da Redação
No
dia 6 de junho de 1822, o cirurgião do Exército americano William Beaumont
(1785-1853) foi chamado ao Forte Mackinac, em Michigan, nos Estados Unidos,
para atender o caçador Alexis Martin. O paciente havia recebido um tiro de
mosquete e o disparo tinha aberto um buraco na barriga que nunca mais
cicatrizou.
Foi
a sorte do médico: pela primeira vez alguém pôde ver o estômago humano
trabalhando. Uma fina película se formou sobre o órgão, impedindo a água e o
alimento de saírem. Deslocando-a, Beaumont podia introduzir pedaços de carne e
de vegetais pelo orifício e observar a decomposição.
O
ferimento foi acompanhado durante trinta anos, apesar de médico e doente não se
estimarem muito. Mesmo difícil, essa relação mudou o conhecimento da fisiologia
humana. Beaumont descobriu a importância do suco gástrico no processo digestivo
e provou que ele só é produzido quando se começa a mastigar. Decifrou o caráter
químico da digestão.
Disponível
em: <http://super.abril.com.br/historia/a-janela-do-estomago/>. Acesso: 07
dez. 2016.
1.
No trecho “Deslocando-a, Beaumont podia introduzir pedaços de carne e de
vegetais pelo orifício e observar a decomposição. ”, o pronome “a” em
deslocando-a se refere a quê?
2.
No trecho “(...)a importância do suco gástrico no processo digestivo e provou
que ele só é produzido quando se começa a mastigar. ” (último
parágrafo), o pronome “ele” se refere a quê ou a quem?
Leia
os textos e, a seguir, responda as atividades propostas.
Cientistas
descobrem um misterioso quarto estado da água
Nem
sólido, nem líquido, nem gasoso: neste estado, a água é capaz de estar em dois
lugares ao mesmo tempo, sem respeitar as leis da física.
Por
Ana Carolina Leonardi
A
água não precisa estar em estado sólido, líquido ou gasoso, como aprendemos na
escola. Basta ela se sentir pressionada o suficiente que surge uma quarta fase,
que a física clássica não é capaz de explicar.
A
descoberta bizarra foi feita por pesquisadores do Laboratório Nacional de Oak
Ridge, nos Estados Unidos, quando observaram moléculas de água aprisionadas em
um mineral chamado berilo, que compõe as esmeraldas.
Dentro
do berilo, se espalham canais minúsculos que formam pequenas “jaulas” – as
dimensões delas são tão diminutas que são medidas em átomos. Cada jaula tem 5
átomos de tamanho e só é capaz de armazenar uma única molécula de água. Essa
H2O é mantida em condições de extrema pressão, um baita aperto.
É nessas
condições que os pesquisadores descobriram um fenômeno que não sabem explicar.
A molécula de água não tinha propriedades de sólido, nem de gás, nem de
líquido. Na verdade, seu comportamento não faz sentido de acordo com a física
clássica.
O
que os cientistas encontraram foi o efeito túnel – um fenômeno que só é observado
em nível quântico, com partículas muito menores que uma molécula de água.
[...]
Disponível
em:
<http://super.abril.com.br/ciencia/cientistas-descobrem-misterioso-quarto-estado-da-agua/>.
Acesso: 08 dez. 2016.
3.
Em “Basta ela se sentir pressionada o suficiente que surge uma quarta fase
(...)”, o pronome “ela” está se referindo a qual palavra que a antecede?
Atividades
relacionadas ao item 8
Leia
o texto e, a seguir, responda as atividades propostas.
Luar
de Verão
O
que vês, trovador? Eu vejo a lua
Que
sem lavor a face ali passeia;
No
azul do firmamento inda é mais pálida
Que
em cinzas do fogão uma candeia.
O
que vês, trovador? No esguio tronco
Vejo
erguer-se o chinó de uma nogueira.
Além
se entorna a luz sobre um rochedo
Tão
liso como um pau-de-cabeleira.
Nas
praias lisas a maré enchente
S'espraia
cintilante d'ardentia
Em
vez de aromas as doiradas ondas
Respiram
efluviosa maresia!
O
que vês, trovador? - No céu formoso
Ao
sopro dos favônios feiticeiros
Eu
vejo e tremo de paixão ao vê-las
As
nuvens a dormir, como carneiros.
E
vejo além, na sombra do horizonte,
Como
viúva moça envolta em luto,
Brilhando
em nuvem negra estrela viva
Como
na treva a ponta de um charuto.
Teu
romantismo bebo, ó minha lua,
A
teus raios divinos me abandono,
Torno-me
vaporoso, e só de ver-te
Eu
sinto os lábios meus se abrir de sono.
AZEVEDO,
Álvares de. Luar de verão. In: Lira dos vinte anos
1. No
15º verso do poema, a que o eu poético se refere?
2.
No verso “Torno-me vaporoso, e só de ver-te” (última estrofe), o eu
poético se refere à/ao
(A) lua.
(B) viúva.
(C) nuvem.
(D) sombra.
(E) trovador.
3.
Reescreva a seguinte frase de modo que se elimine a repetição dos termos
sublinhados, substituindo-os por outros de sentido equivalente.
Jorge
queria vir hoje. Disse ao Jorge que você estaria ocupado hoje. O Jorge não
gostou muito e falou rispidamente para eu marcar uma data. Devo dizer ao Jorge
para vir amanhã?
Atividades
relacionadas ao item 9
1.
Na oração “Comprei para Paulo os produtos que ele havia me pedido. Diga a ele,
por favor, que levarei os produtos amanhã.”, o trecho “Diga a ele, por favor,
que levarei os produtos amanhã.” poderia ser reescrito, sem que houvesse
prejuízo semântico e em conformidade com as regras da norma culta padrão da
seguinte forma:
a) Diga-lhe, por favor, que
levarei-lhes amanhã.
b) Diga-lhe, por favor, que os
levarei amanhã.
c)
Diga-o, por favor, que levar-lhe-eis amanhã.
2.
Reescreva a seguinte frase de forma que o pronome demonstrativo “dela” seja
substituído por outra palavra. Você poderá reestruturar a frase para as
adequações necessárias:
“Dentro
do berilo, se espalham canais minúsculos que formam pequenas ‘jaulas’ – as
dimensões delas são tão diminutas que são medidas em átomos. ”
3.
Em
“Na verdade, seu comportamento não faz sentido de acordo com a física
clássica. ”, a expressão em destaque se refere a quê?
ITEM 10
Releia
o texto “Cientistas descobrem um misterioso quarto estado da água” e responda
as atividades propostas.
1.
No trecho” A água não precisa estar em estado sólido, líquido ou gasoso”, o
termo “ou” estabelece que tipo de relação?
2.
No trecho “Cada jaula tem 5 átomos de tamanho e só é capaz de armazenar uma
única molécula de água. ”, o termo “e” estabelece uma relação de
(A) adição.
(B) ressalva
(C) condição.
(D) oposição.
(E)
alternância.
3. Reescreva as sentenças a
seguir substituindo os conectivos sublinhados por outro de mesmo valor
semântico. Caso seja necessário, faça as alterações necessárias.
a) Deve chover forte hoje, de
acordo com os jornais. Portanto, tenha cuidado ao voltar para casa.
b) Apesar de ter feito tudo o que
sabia, não consegui fazer o computador funcionar.
c)
Vou deixar você ir dirigindo, mas dirija com bastante atenção.
Oi vc tem o gabarito dessa prova ?
ResponderExcluirPassa o gabarito por favor se você tiver
ResponderExcluir