segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Regência Verbal

Complete com a regência correta: 
01. É preferível morrer [do que ser / a ser] desonrado.
02. Naquele tempo João [namorava com / namorava] Maria.
03. Aos domingos nós [vamos no / vamos ao] cinema.
04. O caçador visou [o /ao] alvo.
05. [Perdoei as / Perdoei às] crianças.
06. Preferiu [sair do que / sair a] ser humilhado. 
07. Chegamos [a / em] São Paulo pela manhã.
08. A noiva chegou [à / na] igreja às 18 horas.
09. A criança queria [o / ao] sorvete de qualquer maneira.
10. [Aspiro o / Aspiro ao] ar fresco de Rio de Contas.
11. [Assistimos a / Assistimos] um bom filme.
12. Não se [esqueça / esqueça de] que todos somos falíveis.
13. A empresa não [paga aos / paga os] funcionários.
14. [Paguei o / Paguei ao] quitandeiro.
15. Sempre [simpatizei / simpatizei com] Eleonora.
16. Mas [antipatizo / antipatizo com] o irmão dela.
17. Sempre [visei a / visei] uma vida melhor.
18. [Esqueci / Esqueci-me] todo o dinheiro em casa.
19. [Esqueci-me / Esqueci] de todo o dinheiro em casa.
20. Não [esquecerei / me esquecerei] de você, Cláudia.
21. Todos em casa assistem [telenovelas / a telenovelas].
22. A empregada aspirou [o pó / ao pó] do tapete.
23. Você já pagou [o / ao] dentista e [o / ao] médico.
24. O pai ainda não perdoou [a / à] filha.
25. O Estado paga muito mal [os / aos] professores.
26. Você [se lembra / lembra] de mim.
27. Nunca namorei [com essa / essa] garota.
28. Prefiro ser prejudicado [do que / a] prejudicar os outros.
29. Prefiro a companhia de Paulo [que a / a] de Joaquim.
30. Prefiro crítica sincera [do que / a] elogios exagerados.
31. [Esqueci / Esqueci-me] meu caderno de anotações.
32. [Esqueci / Esqueci-me] da promessa.
33. Ainda [lembro / me lembro] da casa que morávamos.
34. Pagou [à /a] dívida.
35. Sempre antipatizei [com todos / a todos].
36. Preferia [mais o / o] campo [do que a / a] cidade.
37. Prefere [mais sair / sair] [do que ficar / a ficar].
38. Meu pai [esqueceu / se esqueceu] de ir à reunião.
39. [Lembrou / Lembrou-se] de que era feriado.
40. Por que não [simpatizas / simpatizas com] o diretor?
41. Obedeça [o / ao] regulamento.
42. Aspire [o / ao] ar da manhã.
43. Ele aspira [o / ao] sucesso.
44. Ele assistiu [o / ao] jogo.
45. O médico assiste [o / ao] ferido.
46. O garotinho respondeu [ao / o] pai.
47. O caçador visou [o / ao] alvo e atirou.
48. Paguei [a / à] conta.
49. Perdoei [ao / o] inimigo.
50. Foi preso porque não pagou [o / ao] advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário