1- (UFSM) Sobre a literatura
produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar
que:
a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
2- (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça
o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira,
considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
3-A famosa “Carta de achamento do
Brasil”, mais conhecida como “A carta de Pero Vaz de Caminha”, foi o primeiro
manuscrito que teve como objeto a terra recém-descoberta. Nela encontramos o
primeiro registro de nosso país, feito pelo escrivão do rei de Portugal, Pero
Vaz de Caminha. Podemos inferir, então, a seguinte intenção dos portugueses:
(a)
objetivavam o resgate de valores e conceitos sociais brasileiros.
(b)
buscavam descobrir, através da arte, a história da terra recém-descoberta.
(c) firmar
um pacto de cordialidade com os nativos da terra descoberta.
(d) explorar a tão promissora nova terra.
(d) explorar a tão promissora nova terra.
4-Leia o texto “Erro de português”,
de Oswald de Andrade, para responder à questão.
Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena! Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português. Oswald de Andrade
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena! Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português. Oswald de Andrade
O que significa “Vestiu
o índio”:
a)
Os portugueses trouxeram roupas para
os índios.
b)
Os portugueses impuseram sua cultura,
costumes e religião aos índios.
c)
Os índios estavam passando frio
quando os portugueses chegaram aqui.
d)
Os índios aceitaram muito bem a
cultura do europeu.
5- (UNISA) A
“literatura Jesuítica” nos primórdios de nossa história:
a) tem grande valor
informativo;
b) merca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
b) merca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
6- As primeiras manifestações literárias que se registram na
Literatura Brasileira referem-se a:
a) Literatura
informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra
dos jesuítas).
b) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
c) Poesia épica e prosa de ficção.
d) Obras de estilo clássico, renascentista.
b) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
c) Poesia épica e prosa de ficção.
d) Obras de estilo clássico, renascentista.
7- A literatura de informação corresponde às obras:
a) barrocas;
b) arcádicas;
c) de jesuítas, cronistas e viajantes;
d) do Período Colonial em geral;
b) arcádicas;
c) de jesuítas, cronistas e viajantes;
d) do Período Colonial em geral;
8- Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
a) Observação do índio
como um ser disposto à catequização.
b) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.
c) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
d) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.
b) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.
c) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
d) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.
9- A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses
do século XVI e XVII é:
a) determinada
exclusivamente pelo seu caráter literário;
b) sobretudo documental;
c) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;
d) a de terem sido escritas no Brasil e para brasileiros;
b) sobretudo documental;
c) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;
d) a de terem sido escritas no Brasil e para brasileiros;
10- “Águas são muitas; infindas. E em tal maneira
é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas
que tem”.
No texto acima notamos:
A) que Pero Vaz Caminha assume a atitude de um
observador frio.
B) que Caminha se
empolga pelas coisas da terra.
C) que o escritor descobriu
águas-marinhas.
D) Caminha apenas está atento ao que vê,
desprezando o entusiasmo tão comum da época.
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