1. Das frases abaixo
relacionadas, indique (F ) para frases nominais
ou (O ) quando for oração.
(
) Que dia quente!
(
) Belas, as manhãs sertanejas!
( ) Estou em Monteiro há onze
anos.
(
) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
(
) Silêncio!
( ) O sol brilhava no céu nordestino.
(
) Havia muita gente naquela festa.
(
) Socorro!
(
) Que tristeza!
(
) Aquele aluno nao se saiu bem na avaliação.
(
) Despediu‑se da esposa antes de viajar para aItália.
(
) Atenção, curva sinuosa!
(
) Banco do Brasil.
(
) Que maravilha seu trabalho!
(
) As
penas flutuam no ar.
(
) Um
voo espetacular!
2. Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.
a) Nestas
férias, fomos conhecer Ouro Preto.____________________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.________
e) Não
empresto meus CDs a ninguém.__________________________
3. Sublinhe os verbos e coloque nos parênteses o número
de orações existentes em cada período. (Lembre-se: numero de
verbos = número de orações)
(
) Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.
( ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
( ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
( ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
( ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
( ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.
( ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
( ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
( ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
( ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
( ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.
4- Sublinhe os
verbos, escreva quantas orações existem
em cada frase e coloque nos parênteses ( PS) para período simples e (PC) para
período composto :
a) (
) O
carro velho do vovô subia lentamente a ladeira íngreme.
b)
(
) Não consegui
montar o quebra-cabeça, pois faltavam peças.
c)
(
) O
guia da excursão explicava com detalhes as atrações turísticas, para que todos aproveitassem bem a viagem.
d)
(
) Os
novos celulares oferecem aos consumidores muitas vantagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário