quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Atividades sobre as  Orações adverbiais

1) ASSOCIE AS ORAÇÕES DE ACORDO COM A CIRCUNSTÂNCIA QUE EXPRESSAM. EM SEGUIDA, CLASSIFIQUE-AS:

Oração Principal                                                                      
a) O verde e o amarelo foram introduzidos em nossa bandeira    
b) A bandeira brasileira ganhará uma nova estrela                      
c) As primeiras bandeiras brasileiras eram as mesmas de Portugal
d) A bandeira tem uma relação tão forte com a nação

Oração Subordinada Adverbial
( ) se um novo estado for criado.  _________________________________________
( ) que mudanças políticas costumam resultar em mudanças na bandeira. ________________
( ) depois que o Brasil se tornou independente._______________________________
( ) porque o Brasil era uma colônia portuguesa. _____________________________

2) Leia a letra da canção “Se ela quisesse”.

Se ela tivesse
A coragem de morrer de amor
Se não soubesse
Que a paixão traz sempre muita dor
Se ela me desse
Toda devoção da vida
Num só instante
Sem momento de partida
O que eu preciso ouvir
Pudesse ela me dizer
Como é lindo se morrer de amor
Que o tempo insiste
Porque existe um tempo que há de vir
Se ela quisesse, se tivesse essa certeza
De repente, que beleza
Ter a vida assim ao seu dispor
Ela veria, saberia que doçura
Que delícia, que loucura

a) Quem é ela, nessa letra de canção?
b) Releia os dois versos iniciais e os três últimos. O que aconteceria se a amada do eu lírico tivesse a coragem de morrer de amor?
c) Explique a expressão “morrer de amor”. 
d) Diante de tudo que você já estudou sobre os poetas da 2ª fase modernista, você diria que esse texto pertence a qual escritor?
a) Carlos Drummond de Andrade          b) Cecília Meireles        C) Vinicius de Moraes

e) Na letra da canção, há duas orações subordinadas adverbiais em destaque. classifique-as: _______________________________________________________________.

3) Leia um trecho de uma reportagem sobre voluntários que ajudam atletas com deficiências e classifique as orações em destaque.

Eles formam uma parceria especial. No esporte paraolímpico, algumas modalidades exigem que o atleta seja acompanhado por um guia, ou que tenha auxílio no treino. Isso ocorre, por exemplo, na corrida de deficientes visuais, que necessitam de guias tão rápidos quanto eles próprios, ou até mais [...]
O atleta Emerson Germano de Oliveira, 35 anos, deficiente visual que corre as provas de 400 e 800 metros, treina há três anos em Santo André com o guia voluntário Felipe Alexandre Correia Cabral [...] “Para mim, o Emerson é como um pai.
Tudo o que tenho hoje é graças a ele, pude viajar e ter experiências”, emociona-se Felipe, que pretende especializar-se em esporte adaptado. “Passei a ser uma pessoa melhor depois que comecei esse trabalho. Hoje, quando vejo alguém na rua precisando de ajuda, logo me prontifico.” [...]

4- No fragmento da música de Luan Santana “ Mesmo que você não caia na minha cantada / Mesmo que você conheça outro cara (...) eu vou estar te esperando” podemos observar a presença de uma oração subordinada adverbial:
           a)     Final                 b) proporcional             c) temporal                   d) concessiva


2 comentários: